Um império em construção: a história da AMBEV

Neste post, você vai ler a história da Ambev e perceber como essa empresa conseguiu chegar ao patamar de “maior cervejaria do mundo”. A Ambev ou “Companhia de Bebidas das Américas” é uma empresa do setor de bebidas e, em 2008, após a compra da cervejaria americana Anheuser-Busch, se tornou a maior cervejaria do mundo.

Poderíamos começar a história dessa grande empresa a partir do ano de 1999, quando houve a fusão da Companhia Antarctica e da Manufactura de Cerveja Brahma & Vialleger & Companhia. Todavia, ao falar sobre a Ambev, precisamos, inicialmente, falar sobre essas duas organizações separadamente.

Em 1885, a Companhia Antarctica foi fundada na cidade de São Paulo. Enquanto a Manufactura de Cerveja Brahma & Vialleger & Companhia foi fundada somente em 1888, no Rio de Janeiro. Essas duas organizações começaram de maneira bem arcaica e levaram mais de um século para se tornarem as marcas que conhecemos atualmente.

No ano de 1989, 101 anos após a sua fundação, a Manufactura de Cerveja Brahma & Vialleger & Companhia ou Cervejaria Brahma, foi adquirida pelo Grupo Garantia, um pequeno banco de investimentos, cujo fundador era Jorge Paulo Lemann, obtendo o controle acionário sobre a empresa.

Após a compra da Cervejaria Brahma, durante cerca de 10 anos, ela e a Companhia Antarctica foram grandes concorrentes. Em 1999, Jorge e seus sócios adquiriram a Companhia Antarctica e, a partir dessa compra, surgiu a “Companhia de Bebidas das Américas” ou, como todos conhecemos, a AMBEV.

É muito interessante observarmos que Jorge Paulo Lemann e seus sócios, Beto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, quando adquiriram a Cervejaria Brahma não possuíam nenhuma experiência na gestão de uma empresa do setor de bebidas.

Contudo, como já haviam estado à frente do Grupo Garantia, começaram a levar algumas ações também para a Ambev. Transformando empresas com o processo arcaico de gestão e produção em organizações com uma cultura forte e altamente competitiva no mercado.

Mercado de atuação

Muitas pessoas imaginam que a Ambev é somente produtora de cerveja. Porém, o portfólio da empresa é bem mais abrangente e, além da cerveja, a Ambev produz energéticos, refrigerantes, sucos, água e isotônicos.

A empresa possui cerca de 32 cervejarias e 2 maltarias no Brasil, estando presente em variados países e possuindo mais de 100 centros de distribuição direta. Além da produção do famoso Guaraná Antarctica e de outros refrigerantes, desde 1984, a Ambev adquiriu uma liberação da PepsiCo para comercializar, produzir e distribuir o refrigerante no Brasil.

Essa parceria deu muito certo para a empresa, sendo que alguns anos depois — 2001 —, a PepsiCo intermediou para que a Ambev pudesse começar a distribuir o Guaraná Antarctica na Europa, mais especificamente em Lisboa.

A Ambev é detentora de grandes marcas de cervejas que fazem o maior sucesso pelo mundo, como Brahma, Antarctica, Budwaiser, Stella Artois, Corona, Bohemia, Skol, Original e outras inúmeras marcas.

Perceber esse crescimento que a empresa alcançou é algo muito notável e exigiu dos seus gestores muita visão, estratégia, planejamento e o desejo de fazer com que pequenas empresas que iniciaram no século XIX pudessem se tornar grandes nomes no mercado.

O time de peso da Ambev

Somente no Brasil, a Ambev emprega mais de 35 mil colaboradores. A empresa busca no seu dia a dia estimular a contratação de grandes talentos, ou seja, pessoas que realmente possam agregar para o crescimento da organização. Além disso, ela possui enraizada na sua cultura o processo de remuneração por resultados.

Logo, os colaboradores começam a trabalhar na empresa e à medida que vão se destacando em suas áreas de atuação, recebem benefícios.

Selecionamos, desenvolvemos e retemos pessoas que podem ser melhores que nós mesmos. Avaliamos nossos líderes pela qualidade das suas equipes.

Site Oficial da Ambev

Entretanto, não imagine que esse processo de remuneração por resultados começou na Ambev. Essa atitude é uma ação que os gestores da Ambev trouxeram da gestão do Grupo Garantia. No Grupo Garantia, uma das formas de incentivar os colaboradores a “dar o sangue” pela empresa era a remuneração por resultados.

Nesse período, Marcel e Beto eram colaboradores do Garantia e, conforme foram se destacando, recebiam benefícios, a exemplo do ganho de participação acionária. Marcel e Beto, ao longo dos anos, se tornaram sócios e grandes amigos de Lemann.

Tecnologia no processo produtivo

Um império em construção: a história da AMBEV - Empreendedorismo em ação
Cevada

Para quem não sabe, a matéria-prima primordial para a produção da cerveja é a cevada. Dessa forma, a empresa possui uma equipe totalmente especializada para produzir diferentes tipos de sementes que são mais resistentes às mudanças climáticas. Fazendo com que a Ambev não fique refém de um possível gargalo que possa afetar de maneira considerável a sua produção.

Essa atitude da empresa é fundamental, visto que o Brasil não possui as 4 estações do ano bem definidas. Em complemento, a elaboração de novas sementes trouxe para a Ambev a oportunidade de reduzir seus gastos, visto que essas novas sementes necessitam de menos água e insumos em sua plantação, cultivo e colheita. Além de causarem menos danos ao solo.

Outra ação desenvolvida pela empresa está centrada na sua área logística. A Ambev já começou a realizar testes para efetuar algumas entregas com o auxílio de drones. Essa atitude beneficiará em uma melhor experiência para o cliente, além de gerar menos dano ao meio ambiente, ao utilizar um meio de transporte não poluente.

Curiosidade: a número 1 do Brasil

Esse texto não pode terminar sem esta história. Com toda certeza você já deve ter escutado por aí o famoso slogan da Brahma. Esta jogada de marketing, “Brahma: a número 1 do Brasil”, surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela empresa, quando perceberam que para pedir mais uma cerveja as pessoas levantavam o dedo indicador.

O que seria apenas um gesto simples, proporcionou à empresa a oportunidade de criar um branding irresistível para a Brahma. Fazendo com que todos os clientes ao escutarem “a número 1 do Brasil” lembrassem de imediato da marca de cerveja.

Para ler mais histórias como esta, siga o nosso blog e, posteriormente, nossas redes sociais. Por lá, postamos vários conteúdos que ajudarão no crescimento do seu negócio e podemos tirar diretamente as suas principais dúvidas.


Comentários

2 respostas para “Um império em construção: a história da AMBEV”.

  1. […] uma organização que já está consolidada no mercado. É a mesma coisa de propor uma ideia para a AMBEV, pois é uma organização que já conseguiu ocupar uma boa fatia do seu mercado, ou seja, falando […]

  2. […] Já falamos sobre a AMBEV, a Bio Extratus, a Cacau Show, a Disney e chegou a vez de falarmos da nossa primeira startup de […]

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora